fbpx

A tecnologia invadiu (quase) todos os espaços da vida humana, inclusive os momentos de lazer das crianças. A verdade é que, tendo tantos recursos, os brinquedos tecnológicos fascinam os pequenos. Assim, os objetos mais tradicionais e que exigem esforço físico são deixados de lado.

No entanto, embora os aparelhos eletrônicos tenham benefícios, eles também geram prejuízos ao desenvolvimento cognitivo e motor. Afinal, eles dispensam o uso da imaginação por apresentarem tudo pronto aos olhos, e são um risco para o sedentarismo. Logo, é preciso buscar alternativas — como os brinquedos sustentáveis, que estimulam o raciocínio e a criatividade, além de exigirem a movimentação.

Então, que tal “desintoxicar” o seu filho de brinquedos eletrônicos e apresentá-lo a outros clássicos, porém, mais educativos e sustentáveis? Continue a leitura e confira as vantagens destes!

Quais são as vantagens dos brinquedos sustentáveis para o seu filho?

Com tantos brinquedos tecnológicos por aí, é comum as crianças, e, até mesmo, os pais se esquecerem de que existem outras formas de diversão, que são mais educativas. Estamos falando dos brinquedos sustentáveis, que trazem grandes vantagens quando comparados aos eletrônicos. Entenda.

Ajudam a desenvolver a criatividade

Como já mencionamos, os aparelhos tecnológicos, em geral, limitam a criatividade da criança. Isso porque, para usá-los, basta olhar e atender ao que eles pedem, como clicar em determinado local da tela. Ela não precisam criar nada, já que o equipamento se encarrega disso. Porém, essa situação é perigosa na infância.

Isso porque essa é uma fase de intenso desenvolvimento cognitivo, que deve ser estimulado. Nesse aspecto, os brinquedos sustentáveis são mais benéficos, pois, exatamente por não serem tão “autônomos”, são os pequenos que deverão dar alguma finalidade a eles. E haja poder de criação para isso! Assim, eles desenvolvem essa habilidade desde cedo.

Melhoram a coordenação motora

Os brinquedos sustentáveis, geralmente, envolvem peças para encaixe ou montagem. Também podem consistir em estruturas que imitam casinhas, fazendinhas ou, até mesmo, pequenas cidades. Há, ainda, os maiores, como o tradicional Upa Upa Cavalinho. Em todos eles, como você deve imaginar, é preciso que a criança se movimente para dar vida aos objetos.

Explorar isso a partir das habilidades com as mãos (além do restante do corpo) é uma grande descoberta e uma boa forma de melhorar a coordenação motora. Os brinquedos eletrônicos, por outro lado, não têm essa característica, já que a maioria deles não exige qualquer movimentação, mantendo o usuário sentado ou de pé, imóvel, por muito tempo.

Estimulam o senso de sustentabilidade

Sustentabilidade é um conceito bastante explorado atualmente, principalmente pela necessidade de conscientização sobre a preservação do meio ambiente. Fazer isso desde cedo é cada vez mais importante, para que a criança crie o hábito de reutilizar materiais e evitar desperdícios.

Brinquedos sustentáveis cumprem bem essa função. Por serem feitos de matéria natural, geralmente madeira, eles fazem com que seu filho entenda que é possível se divertir sem gerar lixo. Afinal, os brinquedos tecnológicos, em geral, são feitos de materiais plásticos e têm “prazo de validade”, sendo descartados rapidamente e poluindo a natureza.

Despertam o interesse em brincar com outras crianças

Em festinhas infantis, nos parques ou restaurantes, ou, até mesmo, em situações rotineiras em casa, não é raro ver crianças sozinhas, interagindo apenas com a tela do aparelho eletrônico. Isso gera um isolamento social.

Com os brinquedos sustentáveis, a situação é diferente. Ao utilizá-los, o interesse do seu filho em brincar com outras crianças será maior, por poderem ser compartilhados. Dessa forma, ele criará novas amizades e aprenderá a conviver e respeitar o outro.

Que a tecnologia está presente em qualquer lugar, não se duvida. Porém, tratando-se de crianças, impor limites ao uso de brinquedos tecnológicos é fundamental para garantir um crescimento que corresponda às fases naturais do desenvolvimento.

Sendo assim, você deve ter entendido que restringir o acesso a esses equipamentos é necessário, e que os brinquedos sustentáveis podem ajudar nisso. Há o bônus, ainda, de vê-los desenvolver habilidades e comportamentos mais saudáveis. Experimente apresentá-los ao seu filho e os benefícios serão facilmente percebidos!

Nosso conteúdo foi recomendado pela editora Twinkl material especial sobre a importância do brincar.

Gostou destas informações e quer saber mais sobre como explorar a noção de sustentabilidade no lazer das crianças? Assine nossa newsletter!