Que criança não sonha em ter um bichinho de estimação? No entanto, trata-se de uma decisão que deve ser tomada com cuidado, pois é preciso saber reconhecer se o pequeno está ou não preparado para assumir as responsabilidades decorrentes disso. Mesmo que ele não esteja, não há razões para desapontá-lo, já que os animais de brinquedo são uma ótima opção para substituir os reais.
Além de fofos e divertidos, eles proporcionam grandes aprendizados na infância, tanto em relação às espécies existentes no nosso planeta quanto aos sentimentos que esses bichos podem despertar na gente. Portanto, a presença das réplicas de animais nos momentos de lazer é benéfica em diversos aspectos!
Ficou interessado no assunto e quer saber porque presentear as crianças com animais de brinquedo? É só continuar a leitura e conferir!
Quais são os benefícios de presentear crianças com animais de brinquedo?
A convivência com animais desde cedo é capaz de estimular o conhecimento sobre eles e, ainda, fazer com que as crianças desenvolvam sentimentos que serão importantes para o resto da vida delas. Porém, engana-se quem pensa que somente os bichos de verdade despertam isso, já que os de brinquedo também cumprem bem essas funções. Entenda como!
Permite a familiarização com as espécies
É comum que as crianças aprendam na escola quais são as espécies de animais que já existiram ou que ainda existem na Terra. Então, por que não reforçar esse aprendizado também na hora de brincar?
Oferecendo animais de brinquedo ao seu filho, isso é possível. Há, ainda, o benefício de, mais do que observar nas páginas dos livros, poder tocar e conferir cada detalhe do bicho que é representado naquele objeto. Assim, ele aprende ainda mais, complementando o conteúdo absorvido na sala de aula, e, melhor, de uma maneira lúdica!
Estimula o cuidado e a consciência ambiental
Conhecer os animais mais a fundo, compreendendo suas características, seus comportamentos e suas necessidades faz com que a criança aprenda a ter mais cuidado com esses seres tão especiais. Afinal, para saber cuidar, é preciso, antes, compreender como eles vivem.
Dessa maneira, o conhecimento mais aprofundado, o contato mais próximo e o cuidado com os bichos, mesmo que por meio de brinquedos, faz desenvolver nos pequenos a consciência ambiental. Isso é ainda mais verdade quando os objetos são feitos de materiais sustentáveis, como a madeira. Trata-se, aliás, de um aprendizado cada vez mais necessário diante das atuais exigências sociais de preservação do meio ambiente.
Promove a empatia
Falar de empatia é tratar da habilidade de compreender emocionalmente um objeto ou, ainda, da capacidade de se enxergar no outro, respeitando as suas variadas nuances. Os animais de brinquedo podem despertar isso na criança.
Isso porque, mesmo que eles ganhem vida apenas na imaginação dos pequenos, estamos falando de uma representação da realidade. Assim, permitir que o seu filho brinque com esses objetos é uma forma de ensiná-lo a perceber, entender e cuidar de um outro ser — e é exatamente essa a essência do “ser empático”.
Logo, talvez até você mesmo deve ter sonhado, durante a sua infância, em ter um bicho de estimação, e esse sonho não precisa ser reprimido. Mas é preciso ter responsabilidade na criação do seu pequeno, sabendo reconhecer quando ainda não é a hora certa de realizar esse desejo. Sendo esse o caso, opte pelos animais de brinquedo.
Como visto, eles oferecem benefícios na educação infantil, colaborando para o aprendizado em termos de conhecimento e de construção da personalidade. Além disso, as réplicas dos bichos são bastante úteis na preparação das crianças para quando a hora certa chegar e elas já tiverem maturidade suficiente para cuidar de um de verdade. Pense nisso antes de dar um animal real ao seu filho!
Por falar em consciência ambiental, responsabilidade e aprendizado, os brinquedos conscientes atendem bem a esses objetivos no processo de desenvolvimento do seu pequeno. Descubra o que são eles