fbpx

O processo do brincar é fundamental para as crianças, contribuindo para o desenvolvimento, aprendizagem e formação de habilidades socioemocionais. Os pais tendem a priorizar os brinquedos industrializados, mas eles apresentam alguns pontos negativos em relação aos artesanais.

Há grandes diferenças entre esses tipos de brinquedos, e é importante conhecer essa distinção para saber qual é a melhor opção para o seu filho.

Preparamos este conteúdo especial com informações sobre as diferenças entre os brinquedos industrializados e os artesanais. Aproveite e acompanhe o conteúdo para aprender mais sobre o tema!

Quais são as características dos brinquedos industrializados?

Os brinquedos industrializados são feitos em escala massiva, com o apoio de maquinários e reduzida interferência humana no processo. Há etapas que podem ser manuais, mas grande parte dos procedimentos é executada por equipamentos.

Os materiais de confecção podem ser plásticos, metais ou outros itens. Muitas vezes, o brinquedo utiliza pilha ou bateria para o emprego de algum movimento mecânico, acender luzes ou realizar alguma tarefa.

Muitos pais preferem oferecer brinquedos industrializados aos filhos com a impressão de que esses recursos agradam mais às crianças. Porém, os artigos industrializados não contribuem com criatividade e o desenvolvimento dos pequenos. Além disso, eles não são sustentáveis, gerando muitos resíduos que podem ser poluentes e prejudicando a educação ambiental da criança. Isso porque pais e mães podem falar sobre sustentabilidade, mas os valores transmitidos no ato de comprar e descartar os brinquedos são de uma cultura consumista e não ecológica.

Quais são as diferenças entre brinquedos industrializados e artesanais?

Há várias diferenças entre os brinquedos industrializados e os artesanais. Veja mais sobre elas a seguir!

Materiais

Os brinquedos industrializados são feitos, principalmente, de plástico ou metal, sendo pouco duráveis no uso e manuseio. O descarte é mais complexo, muitas vezes, envolvendo pilhas, baterias e tintas tóxicas. Já os brinquedos artesanais são confeccionados com uma diversidade de materiais, como pano, madeira e sucata, apresentam grande durabilidade e podem ser passados pelas gerações na família.

Tecnologias

As tecnologias envolvidas nos brinquedos industrializados são mais complexas, muitas vezes, envolvendo mecanismos desconhecidos das crianças, como os circuitos elétricos com pilha e bateria. O problema disso é estimular pouco a criatividade. O brinquedo faz muitas coisas sozinho, inibindo o despertar da imaginação. As peças artesanais, por sua vez, são mais simples, dispensando tecnologias. Algumas envolvem mecanismos de giro, movimento ou articulação, mas esses deslocamentos são efetuados pela própria criança.

Objetivos da brincadeira

Os objetivos da brincadeira são os mesmos para industrializados e artesanais, que é atender à hora lúdica dos pequenos. A diferença é o que cada um transmite para a criança. Conforme destacamos, o brinquedo artesanal enfatiza uma cultura de sustentabilidade e durabilidade. Já o industrializado, não se preocupa com esses valores.

Estimulação da criança

O brinquedo industrializado pode ter uma dose elevada de estímulos, que interagem por si só. É um objeto que realiza várias funções sozinho. O resultado disso é um baixo incentivo da criança e pouca estimulação da imaginação. Já o artigo artesanal é dotado de simplicidade, sendo uma boa alternativa para dar asas à imaginação.

Os brinquedos não industrializados ajudam a criar uma melhor percepção de vida. Como eles envolvem bastante a criança, são importantes para a confiança e autoestima. Além disso, ajudam na criação da consciência ecológica e de valorização da simplicidade.

brinquedos artesanais pedagógicos excelentes para enriquecer o processo de aprendizagem dos pequenos, como as torres de empilhar, os brinquedos de montar fazendinhas, cidades e casinhas e os artigos que trabalham formas geométricas.

Essas peças artesanais são bastante vantajosas para as crianças, proporcionando horas lúdicas construtivas e repletas de possibilidades de desenvolvimento de valores. Com elas, os pequenos vão ter excelentes momentos de lazer.