fbpx

As crianças estão muito conectadas e ligadas à tecnologia, o que não é nada saudável para o seu desenvolvimento. Os recursos informatizados são importantes, mas são mais recomendáveis quando o indivíduo tem mais maturidade para lidar com a informática. As brincadeiras antigas, por outro lado, representam um papel fundamental no crescimento, cognição e imaginação, além de serem uma grande fonte de aprendizado e contentamento para os pequenos.

Preparamos este conteúdo especial sobre brincadeiras antigas mostrando os benefícios delas e indicando algumas alternativas divertidas para você ensinar para os seus filhos. Ficou interessado? Confira o nosso post e aprenda mais sobre o assunto!

Qual é a importância dos brinquedos e brincadeiras para o desenvolvimento da criança?

Os brinquedos e brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento emocional, cognitivo e social da criança. Eles permitem a formação da autoestima, o aprimoramento da habilidade de resolver problemas e a evolução de capacidades como percepção, equilíbrio, orientação espacial e coordenação motora.

Na brincadeira, o pequeno trabalha a tolerância às frustrações, a formação de valores, o controle de impulsos e a experimentação de papéis sociais no faz de conta. Isso estimula a formação humana e cultural e a progressão da capacidade imaginativa.

O lazer e os jogos em grupo proporcionam possibilidades para aprender a cooperatividade, a liderança, o respeito às regras e a competição saudável. Eles permitem também a formação do respeito por si e pelo outro.

Assim, podemos dizer que o jogo é um eixo importante da vida da criançada. Ele traz uma possibilidade de expressão do pequeno, já que as questões que são vividas na infância podem ser manifestadas por meio do brincar. Além disso, a recreação é uma importante via de estruturação do indivíduo, contribuindo para um futuro mais saudável na vida adulta.

Quais são as principais brincadeiras antigas para curtir com as crianças?

Há várias brincadeiras antigas para divertir a meninada. Veja algumas delas a seguir!

1. Brinquedos de montar de madeira

Os brinquedos de montar feitos de madeira são ótimos para os pequenos. Eles estimulam o desenvolvimento do raciocínio, concentração e capacidade imaginativa. Além disso, são peças bastante ecológicas, duráveis e funcionais. Isso contribui para a educação ambiental, estimulando, desde cedo, o respeito ao meio ambiente.

Com os brinquedos de montar de madeira, as crianças podem criar cenários, cidades e casinhas, o que estimula a inventividade e a criatividade. A diversão fica garantida de forma simples e sustentável.

2. Amarelinha

A amarelinha é uma brincadeira tradicional. Um circuito é desenhado no chão e a criança pula com um pé só ou os dois (alternadamente) em cada casa, em direção ao final do traçado, que é chamado “céu”. Perde quem pisa na linha ou aquele que pisar em uma casa em que foi jogada uma pedrinha.

Essa atividade é importante para a aprendizagem do respeito aos limites e regras, além de contribuir para a coordenação motora, convivência em grupo e compreensão de que é necessário aguardar sua vez. Acrescentamos que a amarelinha é uma ótima forma da meninada se movimentar.

3. Bola de gude

Um triângulo é desenhado no chão e as bolinhas de gude são colocadas dentro dele. A criança utiliza uma bolinha diferente para empurrar as esferas que estão dentro do traçado para fora do limite. As bolas que saem ficam com a pessoa que conseguiu empurrá-las. Ganha quem ficar com mais bolinhas.

É uma ótima brincadeira para o exercício da concentração, coordenação motora fina e estratégia. Além disso, é importante para a aprendizagem da tolerância às frustrações, pois, às vezes, o pequeno vai perder no jogo.

4. Ciranda

A ciranda é uma brincadeira bem antiga. As crianças formam um círculo de mãos dadas e giram a roda, cantando canções tradicionais. É uma diversão que fortalece a cooperação e a sintonia com o grupo, estimulando a colaboração, o espírito de equipe, a liderança e o respeito aos colegas.

5. Corda

A criança pode pular corda sozinha ou em grupo. É um ótimo exercício, além de ser bastante divertido. O pequeno desenvolve habilidades como a coordenação motora, exercita os reflexos e o equilíbrio. Além disso, a brincadeira trabalha a flexibilidade, resistência, esforço, vontade. Pular corda também demanda o estabelecimento de um ritmo, o que exige concentração e raciocínio.

6. Jogos de tabuleiro

Jogos de tabuleiro, como dama e xadrez, são extremamente benéficos para o raciocínio e a concentração. Essas brincadeiras permitem que a criança desenvolva estratégias para vencer o jogo, além de também aprender a lidar com frustrações e em ter que esperar a vez dela. Essas atividades também contam com várias regras, que são fundamentais para aprender a habilidade de respeitar as normas.

7. Peteca

É uma brincadeira muito simples, em que o mais importante é não deixar a peteca cair. É uma atividade prazerosa, ótima para o desenvolvimento da atenção, concentração e cooperação. A peteca também é benéfica para a flexibilidade, preparo físico, força e coordenação.

Qual a importância de incentivar as brincadeiras simples?

Além das recreações antigas, as brincadeiras simples devem ser incentivadas. Os bebês, por exemplo, adoram objetos para explorar, como caixa de sapato, colher de pau, meia, caixa de ovo e rolo de papel higiênico.

Você pode também estimular as crianças a criarem os seus brinquedos usando materiais simples, como papel, cola e tesoura. Faça ainda rodas de contação de histórias, invente teatros com brinquedos de madeira. Explore novas alternativas!

É possível brincar de forma fácil e acessível e é importante sair das telas dos eletrônicos e usar a criatividade. Os melhores brinquedos são aqueles educativos, simples, ecológicos e de boa durabilidade, para que os filhos tenham boas experiências de forma coerente e sustentável. Além disso, é fundamental uma boa dose de imaginação e inventividade.

As brincadeiras antigas são excelentes para o desenvolvimento cognitivo, social e individual. Elas promovem o aprendizado de uma série de habilidades, além de serem uma ótima fonte de diversão para a meninada. Criar momentos que envolvam esse tipo de recreação é muito favorável para o crescimento infantil, promovendo aprendizagem e formação de habilidades muito importantes para uma vida adulta sadia.

E então? Gostou de saber mais sobre as brincadeiras antigas para as crianças? Confira também o nosso post especial sobre a importância de oferecer brinquedos sustentáveis para o seu filho!