fbpx

Saiba como minimizar o impacto da mudança na rotina e a saudade durante a adaptação escolar

Embora não haja uma idade certa para começar a frequentar a escola, é inevitável que esse momento chegue, mais cedo ou mais tarde, para todas as famílias. Não só os pequenos mas os pais também precisam se preparar para a fase de adaptação escolar. Depois de ficar meses ou até mais de um ano na companhia do seu filho, pode ser difícil deixá-los sair do ninho para irem à escola todos os dias. O mesmo vale para crianças que estão mudando de escola, que passam por uma mudança brusca de ambiente. Nossos objetivo é ajudar a família a passar por esse processo de forma mais tranquila. Veja como!

Incentive a criança sem deixá-la ansiosa

Tente não deixar a criança ainda mais ansiosa com o que vem pela frente. Seja breve na hora de explicar que a escola é um local onde ele irá aprender coisas novas e conhecer novos amigos. Levá-la para comprar os materiais escolares pode ajudar a prepará-la de uma forma estimulante. 

Não dê recompensas para algo que deve ser prazeroso

A ida à escola não deve ser contornada com recompensas a cada tarefa feita, como acordar cedo, fazer o dever de casa, entre outros. Pense na escola como uma chance de ensinar ao seu filho a ser responsável desde cedo, de forma lúdica. Afinal, boa parte das atividades na escola são ligadas à brincadeiras e contatos com as coisas do cotidiano com as quais ele já está acostumado. 

Adaptação escolar: contato com outras crianças

Mantenha uma rotina para o caminho da escola

O processo se torna mais fácil se você se preocupar em criar uma rotina no caminho para a escola. Procure usar sempre o mesmo trajeto para que a criança se familiarize com a situação aos poucos, pelo menos no começo. Caso seu filho vá para a escola de transporte escolar, certifique-se que será sempre a mesma pessoa a buscá-lo.

Adaptação escolar: caminho para a escola
Designed by Freepik

Faça uma despedida segura e sincera

Jamais saia sem se despedir da criança ou escondida. Isso pode gerar um conflito emocional muito forte nos pequenos, que tendem a se sentir abandonados. Deixe bem claro que vocês se verão novamente depois da escola, assim ele ficará mais seguro. 

Tenha um espaço para aprendizado em casa

Mesmo fora dos horários de aula, é importante que a criança mantenha uma rotina de aprendizado. Organize um espaço tranquilo em sua casa para que ela exercite o que vem aprendendo. Ajudar no dever de casa é importantíssimo nesse primeiro momento. Isso ajuda que a criança crie gosto por essa etapa. 

Adaptação escolar: espaço para aprendizado
Designed by Freepik

Para os mais novos: a presença dos pais na adaptação

Para quem precisa voltar a trabalhar, deixar no berçário às vezes é a única opção. Não dá para dizer que, porque seu filho não fala, a adaptação será mais fácil. Até os 9 meses, o bebê guarda as informações na mente através de registros emocionais. Dessa forma, uma experiência que não seja tranquila pode fazer com que ele fique com medo da escola por muito tempo. 

É comum que na adaptação escolar os pais levem seus filhos por pequenos períodos de tempo, que ficam maiores conforme eles vão se acostumando com a ideia de estarem longe da família. Na maioria dos casos, os pais podem ser chamados para ficarem na escola durante o horário escolar, ou estarem disponíveis para irem até lá caso a criança precise. Experimente levar itens que tenham o cheiro do quarto dele para confortá-lo: pode ser uma manta ou um  brinquedo.

Adaptação escolar: berçário

Converse com os professores

Faça com que eles conheçam detalhes de saúde e comportamento do seu filho como o que ele tem mais resistência para comer, quais são seus medos e dificuldades. Dessa forma, fica mais fácil lidar com as dificuldades dessa fase.

Adaptação escolar: apoio dos professores
Designed by Freepik

Entenda que a mudança de escola pode ser um mundo novo

Para uma criança que entrou com poucos meses no berçário, a mudança para a escola é um novo mundo. Se seu filho é um pouquinho mais velho e vai mudar para outro colégio, essa também pode ser uma fase difícil. É uma mudança de ambiente, de amigos, professores e de rotina. Sendo assim, deixe claro que o contato com outros amigos pode ser mantido e ressalte a oportunidade de fazer novas amizades e aprender ainda mais. Estimule seu filho a conversar sobre o dia dele para que você possa ajudá-lo a se adaptar e se integrar na nova escola.

Adaptação escolar: nova fase
Designed by pressfoto / Freepik

E PARA OS PAIS?

Não deixe a tristeza te pegar de surpresa

É perfeitamente comum que você fique triste nesse primeiro momento e que até rolem algumas lágrimas. É importante que você se prepare mas, pode ser que, mesmo assim, quando chegar o momento você ainda se abale muito. Você pode tentar, antes do começo das aulas. Deixe seu filho brincar com outras pessoas ou, se possível, leve-o para a casa da avó ou da tia e se ocupe com algo que você goste. Assim, vocês dois vão se acostumando aos poucos a ficar longe um do outro.

Adaptação escolar: separação entre pais e filhos
Designed by Freepik

Procure distrações

Procure manter a cabeça ocupada enquanto seu filho estiver na escola. Não adianta ficar pensando em todas as coisas que podem estar saindo do seu controle pois isso só aumentará a sua angústia.

Esperamos que as dicas sejam úteis e que a nossa marca sempre promova momentos de união em família e de desenvolvimento do seu filho.

Leia também: Conheça 5 brincadeiras para a educação infantil