A infância é o período da vida em que a assimilação de informações ocorre com maior intensidade. Afinal, o cérebro está se desenvolvendo nessa fase e novas sinapses estão se formando. Então, por que não aproveitar isso para transformar momentos de brincadeira em aprendizado? A atividade lúdica para educação infantil tem exatamente essa função.
Capaz de unir pais e crianças, ela estimula o desenvolvimento cognitivo e motor, pois exige uma postura ativa. Esse tipo de lazer também promove a convivência social e permite expressar sentimentos. Portanto, tem papel importante no crescimento saudável e na construção de laços. Outra vantagem é a simplicidade dos objetos utilizados, dispensando os sofisticados aparelhos tecnológicos que tanto mal fazem aos pequenos.
Quer proporcionar todos esses benefícios ao seu filho, mas não sabe como? Então, confira as nossas 4 dicas de atividade lúdica para fazer com ele!
1. Quebra-cabeça
Se para nós, adultos, o ato de montar um quebra-cabeça pode parecer simples dependendo do modelo, para as crianças não é bem assim. Elas ainda não têm o sistema cognitivo completamente desenvolvido para fazer isso com facilidade — e é aí que está a importância dessa atividade para elas. Em alguns momentos, ela representará um desafio para os pequenos.
Isso se explica pelo fato de que eles precisarão pensar não só em qual peça está faltando em determinado espaço como também como encaixá-la, quando encontrada. Isso os estimula a vencer obstáculos a partir da concentração e da elaboração de estratégias. Além disso, a sensação de vitória ao terminar a montagem é bastante representativa para eles.
2. Blocos de montar
As atividades com bloco de montar têm basicamente a mesma ideia do quebra-cabeça, porém, com peças maiores e em três dimensões. Portanto, elas são ideais para crianças menores, na faixa etária de 1 a 3 anos.
Um benefício dos blocos é que, por serem maiores que as peças de um quebra-cabeça, por exemplo, eles estimulam ainda mais a coordenação motora. Melhor ainda se eles forem feitos de materiais sustentáveis e não tóxicos, para promover a educação ambiental da criança. Eles ainda podem ser aproveitados para introduzir noções sobre as cores.
3. Massinha de modelar
Outra brincadeira excelente para a coordenação motora é a massinha de modelar, já que ela exige que o seu filho utilize os membros do corpo para fazer os formatos desejados. E, exatamente por ter que criar algo a partir de uma massa sem forma definida, essa atividade é uma boa opção para incentivar a criatividade e a imaginação. Abuse das cores aqui!
Depois de terminado o trabalho, você pode deixar que ele dê o uso que preferir ao resultado final. Que tal expor como objeto de decoração em algum lugar da casa? Se ele não quiser, desmanchá-lo e recomeçar a brincadeira também vale!
4. Teatro de fantoches
Muito provavelmente, você já se divertiu fazendo teatro de fantoches na sua infância. Apresente essa brincadeira também ao seu filho! Embora seja algo simples, ela é capaz de estimular a imaginação. Isso porque, por meio da encenação, ele poderá criar histórias do início ao fim.
Se forem fantoches feitos à mão, então, a atividade terá um sentido ainda mais nobre, por estimulá-lo a valorizar coisas simples. Outro benefício do teatro é que ele permite a relação com outras pessoas, sejam elas crianças ou, até mesmo, adultos. Vocês também podem transformar essa atividade em uma apresentação para toda a família, que tal?
Sendo assim, apesar de parecerem simples à primeira vista, a atividade lúdica para educação infantil é capaz de contribuir para um crescimento saudável, na medida em que transforma momentos de lazer em possibilidades de aprender algo novo. Melhor ainda se pais e filhos se unirem para fazer isso, estimulando a união e a solidariedade entre familiares.
E se você tinha dúvidas de como colocar isso em prática com seu filho, com as dicas acima, será bem mais fácil. Afinal, com tantos benefícios proporcionados por esse tipo de atividade, não há porque não aplicá-las no dia a dia da família. Essa é, inclusive, uma excelente maneira de manter os pequenos longe das telas e entretê-los com brincadeiras educativas!
Por falar nisso, você sabe qual é a importância dos brinquedos educativos para o seu filho? Confira!
Gostou? Siga nosso Instagram!