fbpx
Uma educação pautada em valores como sustentabilidade e respeito aos ecossistemas é mais que uma necessidade nos dias atuais. Nossas crianças precisam de um processo educativo coerente, que crie um alicerce sólido na consciência ambiental.

Os recursos utilizados nas brincadeiras são parte desse processo educativo bem estruturado, devendo ser coerentes com os princípios enunciados. Nesse sentido, os brinquedos conscientes são decisivos para que os pequenos aprendam a valorizar a natureza, além de trazerem uma série de outros benefícios.

Preparamos este conteúdo especial com informações sobre os brinquedos conscientes e como eles são benéficos para a meninada. Ficou interessado? Continue acompanhando para aprender mais sobre o assunto!

O que são os brinquedos conscientes?

Os brinquedos convencionais são quase sempre feitos em plásticos ou metais não sustentáveis, além de envolverem resíduos eletrônicos. De pouca durabilidade, são danificados com facilidade e se acumulam em aterros, comprometendo o meio ambiente. Criados em uma lógica de consumismo, ensinam às crianças desde cedo o ciclo linear do produto, que começa na extração predatória de recursos naturais e termina em um tempo de uso mínimo, seguido do descarte.

A lógica dos brinquedos conscientes é completamente diferente. Feitos para durar e baseados em materiais renováveis e sustentáveis, são os instrumentos ideais para ensinar à criança sobre o respeito ao meio ambiente. A ideia não é só falar sobre cuidar do planeta, cultivando possibilidades saudáveis para as gerações futuras. A proposta do brinquedo consciente é fazer a criança viver esses valores na pele.

O brinquedo consciente é sustentável, educativo e não industrializado. Apresenta uma excelente durabilidade, o que permite passá-lo para as próximas gerações. Quando crescerem, seus filhos podem dar esses brinquedos para outras crianças ou descendentes, por exemplo, criando uma importante história de família e trazendo boas recordações.

Destacamos também que os brinquedos conscientes se destacam pela simplicidade. Possuem boa qualidade e são o suporte ideal para que o pequeno liberte a imaginação.

Quais são os benefícios dos brinquedos conscientes?

Os brinquedos conscientes trazem vários benefícios. Veja quais são essas vantagens a seguir!

Estímulo à criatividade

Já percebeu o quanto as crianças ficam passivas diante dos brinquedos eletrônicos? Pilhas ou baterias fazem as peças se movimentar sozinhas, o brinquedo emite sons, parece uma peça viva — que brinca sozinha: a criança quase não participa e mal usa a imaginação.

Os brinquedos conscientes oferecem mais possibilidades da meninada libertar a criatividade. Isso acontece porque eles são simples, dando uma margem ampla para a imaginação. Quem cria a brincadeira é o pequeno. A criança se torna extremamente ativa, o que é essencial para a concretização do processo de construção de conhecimento.

Refinamento da coordenação motora

A movimentação exige um amplo trabalho dos músculos, ossos e articulações. Nesse contexto, o que mais ajuda a aprimorar a coordenação motora para que os movimentos sejam mais precisos, controlados e eficientes é o exercício. Os brinquedos sustentáveis dão maior oportunidade para essa movimentação, o que é fundamental para o aprimoramento da coordenação motora.

Incentivo ao trabalho em equipe

Desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe é essencial para o desenvolvimento infantil. Essa competência é muito cobrada em diversos âmbitos da vida, seja no meio familiar, escolar ou, futuramente, no trabalho.

Os brinquedos conscientes ajudam as crianças a aprender a trabalhar em equipe. Por serem simples, estimulam a propagação de valores comunitários e o compartilhamento, diferentes das usuais disputas de quem tem o melhor brinquedo.

Estímulo para o desenvolvimento de habilidades humanas

O momento da brincadeira é muito importante para a aprendizagem da criança. Ele ajuda no desenvolvimento de diversas competências, do raciocínio, da atenção, da curiosidade e da inventividade, por exemplo. Os processos de aprendizagem são potencializados por meio da interação da criança com os brinquedos. Isso porque o pequeno exercita as habilidades, treina, faz tentativas, falha e acerta.

Esse cenário ajuda no aprendizado da tolerância à frustrações e também fortalece a resiliência. A criança, aos poucos, desenvolve mais confiança e autoestima, criando uma formação mais sólida para lidar com a vida.

Boa durabilidade

Os brinquedos conscientes são feitos para durar. Preparados em materiais resistentes como a madeira, suportam impactos e a ação do tempo sem se danificarem com facilidade. Assim, apresentam uma ótima durabilidade, podendo ser passados de geração para geração, criando uma história familiar em torno dos brinquedos.

Segurança

Segundo pesquisa realizada no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, foram identificados componentes tóxicos em alguns tipos de brinquedos plásticos. Essas substâncias apresentam uma série de efeitos danosos para as crianças. Além disso, brinquedos que exigem o uso de pilhas e baterias também oferecem mais perigo para os pequenos.

Os brinquedos conscientes são desenvolvidos com materiais seguros. As tintas não são tóxicas e o material é de origem natural, produzido a partir de fontes responsáveis. Isso evita riscos para a meninada e traz mais tranquilidade na hora do lazer.

Benefício ao psiquismo infantil

As brincadeiras têm um importante papel no psiquismo infantil. Diversas vivências subjetivas são elaboradas na recreação, ou seja, os meninos refletem sobre o que vivem quando eles brincam. É ali que o pequeno vai se expressar e criar saídas para os problemas que enfrenta.

Os brinquedos eletrônicos criam um nível de passividade muito grande — o que impede que sejam elaboradas questões de forma apropriada. Já os brinquedos conscientes permitem que a criança libere a imaginação e possa utilizar inúmeros recursos para trabalhar ideias e refletir de forma lúdica. O resultado disso é um desenvolvimento mais saudável e a potencialização da criatividade.

Alguns exemplos de brinquedos conscientes são os brinquedos Waldorf e aqueles confeccionados em madeira, como os blocos de montar, casinhas de madeira, animais de fazenda, cavalo de balançar e mordedor. Eles se destacam por serem educativos, feitos de forma não industrializada e sustentável e produzidos com materiais naturais, de fontes responsáveis.

A proposta é educar a criança dentro dos valores de respeito ao meio ambiente e sustentabilidade. Para isso, nada melhor do que utilizar brinquedos que são coerentes com essa forma de pensar. Os brinquedos conscientes também se destacam pela durabilidade e simplicidade, contribuindo para brincadeiras mais criativas e interativas.

E então? Gostou de aprender o que são os brinquedos conscientes? Aproveite e entre em contato com a Tatu-Bola!