fbpx

As ações de sustentabilidade e preservação ambiental já não são mais uma preocupação somente de adultos. As crianças também devem ser estimuladas à conscientização sobre os cuidados com o futuro do planeta. Criança gosta de brincar e está sempre predisposta a gastar sua energia e seu tempo vago em alguma atividade lúdica e desafiadora. Por isso, os brinquedos ecológicos são indicados para, simultaneamente, entreter e ensinar.

Neste post, você vai conhecer os 7 brinquedos ecológicos para incentivar os filhos a brincarem utilizando peças confeccionadas com material sustentável — um jeito simples e eficiente de mostrar que é possível divertir-se sem prejudicar o meio ambiente!

Quais são as razões para presentear os filhos com brinquedos ecológicos?

Você pode estar se perguntando se uma criança tem condições de compreender sobre as questões ambientais e como agir para preservar a natureza. É impossível exigir um entendimento racional, mas a memória subjetiva pode ser desenvolvida durante brincadeiras e práticas educativas.

Na chamada primeira infância, sobretudo os primeiros cinco anos, as crianças são curiosas e desejam experimentar tudo o que veem pela frente. Introduzir atividades que desenvolvam a percepção do mundo e dos acontecimentos à sua volta ajuda na assimilação do que é certo ou errado.

Quando dizemos isso, não é que as crianças não possam utilizar os brinquedos tradicionais, mas os ecológicos trazem junto uma história de conscientização que pode ser explicada à medida que as crianças entendem o manual de instruções.

Normalmente, os brinquedos ecológicos são de madeira ou aproveitamento e recuperação de outros materiais, transformados em opções de brincadeiras individuais ou coletivas — as crianças são inteligentes e associativas — para exercício da criatividade e do senso colaborativo.

Existe um ditado que diz “nos preocupamos em deixar um mundo melhor para os nossos filhos, quando deveríamos lutar para deixarmos filhos melhores para o mundo”. Com os brinquedos ecológicos, você será capaz de exercitar o que há de mais belo no coração e na alma do seu filho.

Os brinquedos ecológicos são verdadeiras ferramentas de interação psicomotora, que estabelecem uma identificação com o mundo exterior e complementam de forma positiva o trabalho realizado nas escolas.

Quais são os 7 brinquedos ecológicos para bebês e crianças?

O mundo está tomado pela criatividade e pela reciclagem em meio às discussões ambientais. A tendência é criar o hábito de coleta seletiva por parte dos adultos e despertar o interesse das crianças por meio de brinquedos pensados, desenvolvidos com o intuito de revelar o potencial desde a infância.

Trouxemos, neste post, 7 exemplos de brinquedos ecológicos para você presentear seu filho e ajudar na formação do caráter e da empatia, além de fortalecer o conceito de sustentabilidade em sua conduta — crianças têm uma capacidade ímpar de entendimento, logo, priorize sempre o estímulo.

1. Cavalinho para balançar de madeira

Normalmente confeccionado com madeira reflorestada, é um brinquedo clássico que trabalha a coordenação motora e pode desenvolver o amor das crianças pelos animais. Além disso, desenvolve equilíbrio corporal e sensorial.

É indicado para crianças que estejam acima de 18 meses e já podem sustentar-se sozinhas “galopando” no brinquedo.

2. Jogo dos palitos

Também chamado de jogo de varetas, o brinquedo e seu emaranhado de palitos sobrepostos desafiam a criança a retirar seus palitos sem mover os das outras crianças. Além de estimular uma competitividade saudável desde a infância, exercita a paciência, a percepção motora e as habilidades de cálculo.

3. Cata-vento

O cata-vento é um dos brinquedos mais tradicionais da velha infância, que perdura e faz a alegria da garotada. Simulando os moinhos de vento e próprio para brincar ao ar livre, as crianças têm a oportunidade de vivenciar de perto esse fenômeno espetacular da natureza.

Você pode ajudar seu filho a confeccionar um cata-vento ou comprar um modelo, de papel ou madeira, e apresentar a importância da natureza para o planeta e a vida humana.

4. Torre de empilhar

Algumas crianças são naturalmente competitivas e gostam de desafios. Portanto, esse é o brinquedo ideal, se o seu filho apresenta esse perfil. De uma maneira lúdica, a torre de empilhar ensina a equilibrar as peças e desenvolve nos pequenos a coordenação motora fina e o exercício da paciência em momentos de tensão.

É um brinquedo que pode ser introduzido na educação da criança a partir dos 8 meses de idade, que só vai agregar no desenvolvimento natural das habilidades.

5. Móveis de madeira

Os móveis ajudam as crianças a terem noção de espaço e decoração. Você pode sugerir a criação de historinhas para receber os amigos, cozinhar, cuidar da casa utilizando as peças para montar, junto com seu filho, um ambiente social agradável.

Na fase adulta, seu filho se lembrará de ser gentil e agradável com as visitas, agradecendo o tempo da infância em que os pais ensinaram bons modos para lidar com a família e os amigos.

6. Casinha

Brincar de casinha é divertido em qualquer idade. Até você encontrará tempo para voltar à infância e criar pequenas rotinas de cuidados com a casa — limpeza, arrumação e, até mesmo, cuidados com os bichos, se for uma casa na roça.

Esse é um brinquedo que desenvolve o senso de organização, a responsabilidade e promove a interação com outras crianças, pois é possível simular um lar de verdade com divisão de tarefas e regras de manutenção da casa.

7. Cavalariça

Dificilmente uma criança passará pela infância sem ter algum contato com a natureza e os animais, principalmente os domésticos, que permitem o contato e o toque. Muitas crianças são fascinadas por cavalos, e ter o seu próprio haras pode ser algo fascinante e estimular o desejo de cuidado.

No imaginário de crianças a partir dos 3 anos, é possível perceber a capacidade de criar uma história com direito a nomes, cenários e enredos. Fique feliz se chegar no quarto do seu filho e encontrá-lo em um sério diálogo com seus cavalos.

Onde comprar esse tipo de brinquedo?

Já existem, no mercado, empresas especializadas, que acreditam que os brinquedos ecológicos são uma opção diferenciada para os pais que desejam desenvolver a consciência do seu filho além das capacidades lúdicas.

Brincar e aprender, ao mesmo tempo, sobre os valores mais importantes da convivência em sociedade e respeito à natureza é um dos principais fatores que entusiasmam os fabricantes desse tipo de brinquedo a dar continuidade ao seu ofício.

A Tatu-Bola, é uma empresa que acredita ser possível divertir-se utilizando brinquedos de madeira natural e sustentável, acompanhando as fases do desenvolvimento infantil e plantando na memória da criança a verdadeira essência de ser corresponsável pela manutenção do planeta.

Os brinquedos ecológicos são atemporaise não descartáveis, podendo ser aproveitados por diversas crianças em gerações diferentes. Isso quer dizer que seu filho verá os filhos dele brincarem com seus brinquedos!

Gostou do post e deseja que seu filho seja diferenciado e consciente da importância de preservação da natureza e do uso responsável de seus recursos? Leia agora mesmo mais um conteúdo comparativo entre os brinquedos tecnológicos x brinquedos sustentáveis e descubra o que é melhor para as crianças!