fbpx

O sorriso saudável do seu filho depende de alguns cuidados. 

A saúde bucal e o desenvolvimento dentário de uma criança são cuidados que muitos pais ignoram. Cáries e anormalidades dentárias podem se tornar problemas sérios se você não procurar ajuda profissional. Um sorriso, é a porta de entrada para a simpatia e o bom humor e uma dentição descuidada, pode trazer complicações físicas e psicológicas, lá na frente.

Hábitos saudáveis devem ser cultivados na rotina do dia a dia. Escovar os dentes corretamente e usar fio dental, é essencial para que se tornem mais independentes e aprendam a cuidar de si mesmas. No entanto, apoio e ajuda especializada são essenciais para lidar com quaisquer problemas que possam ser mais graves no futuro.

Quando as crianças devem ir ao dentista pela primeira vez?

.

Desde o nascimento, os bebês passam por mudanças que contribuem para o seu desenvolvimento. Durante os primeiros meses, o atendimento odontológico não será necessário, mas quando os dentes de leite do seu bebê estiverem nascendo, é hora de marcar uma consulta. Isso geralmente acontece em torno de cinco a oito meses, por isso a primeira visita é recomendada antes do primeiro aniversário ou, não muito tempo depois.

Antes desta idade, com a erupção dos dentes, a gengiva coça e dói causando grande incômodo. Mordedores limpos, atóxicos e seguros, ajudam a distrair o bebê, evitando a sucção do dedo ou da chupeta.

Se não forem cuidados adequadamente é provável, que os primeiros dentes das crianças venham a desenvolver cáries. Alguns pais esperam até que o filho tenha os primeiros dentes para levá-lo ao dentista, o que acontece por volta dos três anos de idade. No entanto, algumas pesquisas confirmaram que muitas crianças dessa idade já têm cáries.

Para qualquer idade, ir ao dentista é um evento desagradável e até traumatizante. Ter um dentista familiar para cuidar da saúde bucal das crianças pode ajudar a reduzir a ansiedade sobre visitas regulares.

Com que frequência devem ser feitas as visitas ao dentista?

Após a primeira consulta devemos respeitar a recomendação do dentista. Sem dúvida, as visitas devem ser feitas pelo menos uma vez por ano, o que garante que todos os dentes estarão em perfeitas condições e livres de cáries. Isso permitirá também, identificar os deslocamentos dentários e corrigi-los o mais rápido possível.

Eles também ajudam a corrigir dificuldades que poderão levar a um desenvolvimento deficiente da linguagem, problemas alimentares ou até mesmo baixa autoestima no futuro. Sorrir espontaneamente e sem vergonha de mostrar os dentes é um privilégio que todas as crianças devem desfrutar. As visitas ao dentista são uma garantia para a saúde geral das crianças.

Lembre-se que cuidar dos dentes é um hábito adquirido desde cedo. Portanto, é essencial dar o exemplo e as orientações necessárias  para garantir o bem-estar futuro de seus filhos.

Visitas ao dentista ajudam a controlar a ansiedade

Muitos problemas podem surgir na vida das crianças se elas não se acostumarem a ir ao dentista desde cedo. E não estamos falando apenas dos mais óbvios, como cáries, infecções ou anomalias dentárias, mas do medo irracional que ir a um profissional em caso de emergência pode gerar no futuro.

A ansiedade na consulta ao dentista para tratamento oral é um medo generalizado que afeta crianças e adolescentes, ainda mais quando não estão habituados a check-ups regulares e têm de ser submetidos a um procedimento mais complexo. É fundamental acostumar as crianças, desde os primeiros anos de vida, a visitar o dentista regularmente. Isso permitirá não apenas ter um sorriso saudável, mas também perceber que cuidar dos dentes é uma necessidade fundamental para garantir seu bem-estar.