A alimentação infantil saudável é fundamental para que a criança tenha um bom desenvolvimento e qualidade de vida. As ações da família contribuem muito para que os filhos tenham o hábito de comer bem. Por meio de medidas adequadas, é possível criar uma série de comportamentos que contribuem para a alimentação equilibrada.
A boa orientação do adulto responsável colabora para que os pequenos possam ter uma dieta balanceada desde cedo. Preparamos este conteúdo especial com dicas para que as crianças tenham uma nutrição excelente e, com isso, mais saúde. Continue acompanhando para aprender mais sobre o assunto!
1. Deixe alimentos saudáveis ao alcance das crianças
Uma boa alternativa para incentivar os filhos a comer bem é deixar comidas nutritivas acessíveis para eles. Coloque as frutas, alimentos integrais, sucos naturais e lanches saudáveis em locais que a criança possa pegá-los com facilidade.
As guloseimas, chocolates, refrigerantes, biscoitos recheados e aperitivos muito processados devem ser evitados, pois são muito calóricos e ricos em açúcar e gordura. Mas caso sejam consumidos eventualmente, procure colocá-los em locais que são mais difíceis para o pequeno alcançar. Assim, ele vai ter um incentivo para optar pelos alimentos balanceados.
2. Eduque o paladar desde cedo para uma alimentação infantil saudável
Para educar o paladar da criança, você pode fazer receitas com pouco sal e açúcar e também utilizar mais dos temperos naturais, como ervas e orégano. Ofereça também sucos sem adoçá-los, para que os pequenos se acostumem ao sabor da fruta.
Caso seu filho não goste de um alimento saudável preparado de uma forma, experimente fazer o ingrediente de outro jeito. Seja criativo e tente diversificar. Às vezes, são necessárias mais tentativas até nos acostumarmos ao gosto da comida.
3. Incentive seu filho a participar da preparação dos alimentos
Chamar os filhos para ajudar na preparação das refeições pode ser muito educativo, e uma ótima forma de incentivá-los a comer bem. Quando eles colaboram, ficam mais motivados a ingerir os alimentos que ajudaram a fazer e também aprendem a valorizar os esforços dos familiares na preparação da comida. O resultado desse processo é aprendizado e momentos de boa convivência familiar.
4. Dê exemplo sempre
As crianças tendem a repetir as ações que encontram na família. Se elas verem os pais ingerindo fast food e refrigerante, vão naturalizar o comportamento e fazer a mesma coisa. Se os familiares adotam a postura de consumir alimentos saudáveis, os filhos vão ter uma boa referência para se orientar.
Quando o adulto dá o exemplo, o pequeno encontra uma forma mais viável de encaixar a comida saudável no dia a dia. Comer bem também vai ser uma forma de se incluir no grupo e de se identificar com os pais.
5. Crie cardápios coloridos e com vários nutrientes
As diferentes cores dos alimentos indicam a presença de variados nutrientes. Assim, um prato colorido é uma fonte rica de vitaminas e sais minerais — e com quantidades adequadas de carboidratos e proteínas. Faça das refeições coloridas um hábito para a criança, selecionando diversos vegetais, frutas e cereais, como lentilha, grão-de-bico e ervilha.
Além disso, crie saladas com diversas folhas e legumes, apostando em misturas criativas. As cores podem ser estimulantes para o apetite do pequeno, contribuindo para uma dieta balanceada.
6.Inclua as crianças no processo de compra
A participação da criança no processo de compra é muito importante para a aprendizagem e a conscientização dela. Leve os filhos ao supermercado ou às feiras e aproveite para educá-los sobre os nomes, as origens dos alimentos e a forma como esses produtos chegam para as prateleiras.
Conhecer o processo produtivo do que consome vai ajudar o pequeno a compreender as consequências para o meio ambiente e entender a importância da contribuição dele no cuidado com a natureza.
Opte por empresas e produtores locais que se preocupam com o impacto ambiental que seu produto gera. Compartilhe com as crianças essa consciência. Isso vai ajudar no desenvolvimento da cidadania e da consciência ecológica.
A alimentação saudável desde pequeno beneficia a criança e toda a família, pois cria uma melhor imunidade do organismo e auxilia em um desenvolvimento saudável. Com isso, seu filho cresce bem e cria bons hábitos para toda a vida.
Para aplicar essas dicas no dia a dia da família, experimente dialogar com as crianças sobre a importância da dieta equilibrada e procure educá-las em relação ao tema. Busque também fazer planejamentos para as compras no supermercado, para que os ingredientes saudáveis sejam priorizados e os filhos tenham variedades de opções. Outra medida importante é tentar reunir a família para os momentos das refeições, o que traz muitos benefícios para as crianças.
E então? Gostou de nossas dicas para uma alimentação infantil saudável? Aproveite e siga a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram!