fbpx

Conheça a Pedagogia Waldorf: o método que associa arte ao aprendizado

Você conhece a Pedagogia Waldorf? Há tempos, algumas escolas deixaram de ser apenas um espaço de aplicação das disciplinas tradicionais para se transformarem em lugares de incentivo e desenvolvimento da criatividade dentro do aprendizado.

Com o advento da internet, atrair e reter a atenção das crianças é um desafio constante, pois elas estão cada mais interessadas em jogos de aplicativos ou vídeo games, e menos nos brinquedos e nas atividades tradicionais.

Neste post, você vai conhecer a Pedagogia Waldorf, sua origem, seus princípios, como ela funciona e por que é tão importante aplicá-la na educação infantil. Ao final, vamos analisar o crescimento desse tipo de pedagogia nos últimos anos! Continue a leitura para entender tudo sobre o assunto!

O que é a Pedagogia Waldorf e como ela funciona?

É uma abordagem ampla que integra diversos desenvolvimentos — físico, mental, espiritual, intelectual e artístico — e permite que os alunos cresçam livres e integrados dentro da sociedade, suportados por uma base emocional sólida e consistente.

O ambiente de aprendizagem é livre e cooperativo, onde não há provas, mas uma evolução natural da criança, considerando os aspectos psíquico, espiritual e fisiológico, para formar cidadãos e adultos mais conscientes e engajados, sobretudo, nas causas ambientais.

Origem do método

A Pedagogia Waldorf foi desenvolvida pelo filósofo alemão Rudolf Steiner, em 1919, a partir do convite para palestrar em uma fábrica de cigarros, arruinada pela Primeira Guerra Mundial.

Lá, o filósofo afirmou que a sociedade deveria encontrar forças para se reerguer não apenas na necessidade de moradia e comida, mas, sobretudo, na sensibilidade em uma combinação que unisse o desenvolvimento de habilidades e sentimentos.

O método está implantado em cerca de 80 países entre Estados Unidos, Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, México, Peru, Equador e tantos outros que acreditam que o aprendizado pode se amparar em conceitos mais profundos, além de provas e notas.

Por que é importante aplicá-la na educação infantil?

Do ponto de vista pedagógico, toda e qualquer atividade que promova o desenvolvimento físico, mental e intelectual das crianças será válida como aplicação para o aprendizado das crianças.

Uma das características mais marcantes da Pedagogia Waldorf é o encorajamento da criatividade e da imaginação, preparando a criança para a vida e um florescimento livre, mas atenta às alterações diversas propostas no mundo — uma formação responsável, flexível e questionadora ao mesmo tempo.

Com um processo interdisciplinar, onde se integram práticas, artes e conceitos, a metodologia Waldorf, desenvolve a capacidade analítica das crianças e estimula o exercício da liberdade de forma que elas se encontrem em seu universo com o melhor desempenho e rendimento possíveis.

Como não há provas e notas, o método personaliza o ensino e atribui às crianças tarefas conforme sua capacidade e interesse. Dessa forma, os pequenos estudantes sentem-se mais compreendidos e podem apresentar um rendimento melhor.

Quais são seus princípios?

Para a Pedagogia Waldorf, há princípios gerais de evolução em etapas de sete anos. São chamados de setênios dentro do método e mostram o surgimento ou o despertar de questionamentos e necessidades próprios.

O método entende que as crianças dos 0 aos 7 anos estão em desenvolvimento corporal e que, por isso, estão mais dispostas às atividades que exigem empenho físico, possibilitando resultados melhores.

Para os exercícios que incluem o aprendizado utilizando a coordenação motora, por exemplo, é possível identificar nas crianças uma disponibilidade para a criatividade em uma relação de respeito e colaboração com o mundo e outras crianças.

A Pedagogia Waldorf é um método em franco crescimento nos últimos anos, por valorizar o aprendizado utilizando a sensibilidade como base de sustentação das diversas interações que as crianças precisam desenvolver — uma forma inteligente e prática de promover o equilíbrio socioemocional.

Se você gostou deste post, que tal compartilhá-lo em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam a Pedagogia Waldorf e saibam que existe uma proposta diferenciada de aprendizagem e desenvolvimento infantil?