Hoje, muito se fala em meio ambiente e sobre a necessidade de sua preservação. Porém, embora estimulada entre adultos, a verdade é que essa consciência deve ser construída desde a infância, pois é nessa fase que o indivíduo aprende conceitos e valores que serão levados para toda a vida. Por isso, a educação ambiental na educação infantil é tão importante.
Não se trata apenas de ecologia, mas de ensinamentos que se expandem para outros aspectos. Afinal, aprender sobre o assunto desperta na criança outras habilidades também relevantes para o ser humano que ela será no futuro.
Quer saber mais sobre a importância da educação ambiental na formação do seu filho? Continue a leitura!
Por que prezar pela educação ambiental na educação infantil?
Na infância, o desenvolvimento cognitivo do ser humano é bastante significativo, sendo, então, uma fase fértil para o processamento de novas informações. Por esse motivo, a internalização de princípios e valores também é mais intensa. Logo, não há época mais adequada para tratar de educação ambiental.
Aproveitar o momento para ensinar sobre meio ambiente e conservação de recursos naturais é uma boa estratégia para formar um indivíduo mais consciente. Isso ocorre a partir do entendimento das relações do homem com o meio em que está inserido.
Além disso, a percepção sobre os impactos que as pessoas provocam na natureza influencia em atos que visam reduzir danos. Portanto, a criança que entende as consequências da exploração desenfreada compreende o seu papel na preservação do meio ambiente.
Como estimular a educação ambiental nos pequenos?
Educação ambiental não se restringe à criação de hortas, separação do lixo e visita a parques florestais. Essas atitudes são importantes em pequena escala, mas o estímulo à preservação dos recursos naturais deve ir além. É fundamental que as crianças compreendam o conceito de sustentabilidade.
Para isso, deve-se esclarecer que preservar não é simplesmente não consumir o que o ambiente oferece, mas fazê-lo de maneira consciente. O objetivo é reduzir impactos, permitindo que o meio ambiente consiga repor os recursos que lhe são retirados. Uma forma de fazer isso é incentivando a redução do consumo no dia a dia — seja de luz, de água ou de bens que geram lixo, como brinquedos que são facilmente descartáveis.
Quais são os efeitos da educação ambiental na formação das crianças?
Como mencionado, educar seus filhos para respeitar a natureza tem reflexos em vários aspectos. Isso porque a educação ambiental faz com que eles compreendam a existência de uma relação de causa e consequência no que fazem — e que isso pode refletir no coletivo.
Assim, eles desenvolvem a chamada responsabilidade social. Ou seja, o indivíduo aprende, já na infância, que seus atos podem afetar outros seres e o ambiente, passando a agir mais conscientemente.
Esse aprendizado também estimula um olhar mais crítico. Afinal, saber o que é certo e errado em relação à preservação da natureza permite perceber o que é ou não aceitável no comportamento do outro, e é exatamente a indignação que estimula ações capazes de promover transformações.
Tudo isso gera autonomia na criança. A responsabilidade social a faz perceber que é um ser único, mas inserido em uma coletividade, e, por isso, precisa fazer a sua parte na preservação dos recursos naturais. Ainda, a criticidade estimula a pessoa em desenvolvimento a enxergar, por si mesma, o que precisa ser modificado na realidade em que vive.
Sendo assim, o meio ambiente, tema que está em pauta, deve também ser abordado com as crianças, e a melhor maneira de fazer isso é por meio da educação ambiental na educação infantil. Como visto, a infância é o período em que o cérebro está em desenvolvimento — e, consequentemente, mais propício a aprender sobre a relevância da preservação.
E isso não se limita à questão ecológica. A educação ambiental tem um papel maior, influenciando, até mesmo, nos valores do indivíduo. Por isso ela é tão importante, pois se trata de conscientizar crianças para transformar os adultos de amanhã!
Gostou deste conteúdo? Então, curta a nossa página do Facebook e fique por dentro de temas que vão ajudar na criação do seu filho!