3 dicas para estimular o desenvolvimento emocional infantil
Para os pais, os filhos nunca crescem, mas é fato que, para se tornarem adultos confiantes e independentes, é fundamental que a base do desenvolvimento emocional infantil seja sólida.
As crianças são curiosas e tendem a se desenvolver tomando como exemplo o que os pais ou adultos próximos fazem. Elas observam, tomam como referência e executam — o que seria bom se os conceitos fossem aplicáveis, de maneira única, a todos os indivíduos.
O objetivo deste post é falar sobre a importância do processo de desenvolvimento infantil, assim como os pilares de suporte às decisões que os pais tomam em relação à educação dos filhos. Trouxemos, também, 3 dicas para estimular esse processo. Confira!
Importância do estímulo do desenvolvimento emocional na criança
As crianças, que hoje brincam despreocupadas e sem qualquer propriedade para julgamento de valores e comportamentos, um dia serão adultos e se verão em outras crianças, relembrando os tempos em que os pais ensinavam conceitos importantes para o equilíbrio das emoções.
Por mais que as interferências externas possam ditar as regras e condicionar a vida a determinadas posturas, tudo o que se desenvolveu no íntimo — a voz interior conservada ao longo dos anos — quando criança, será, cedo ou tarde, a chave para o rompimento de barreiras.
Pilares do desenvolvimento emocional infantil
As crianças precisam encontrar-se dentro de um universo repleto de emoções — boas ou más — e aprenderem a lidar com cada uma delas. Em vez de proteger os filhos de passarem por uma dor, os pais devem mostrar a eles que a força nasce das adversidades.
Alguns pilares são essenciais nesse processo de solidificação dos sentimentos.
Laços efetivos de afeto
Toda criança deve sentir-se amparada pelos pais e saber que pode recorrer a eles em momentos de grande impasse. Isso quer dizer que cabe aos pais orientar, dialogar e debater as aflições, mostrando lados e soluções ainda não pensados.
Autoestima
A autoestima é um processo de aceitação de si mesmo e dos próprios talentos e potenciais. A criança deve compreender seu lugar no mundo sem, contudo, se sentir além das outras crianças ou adotar uma postura equivocada para mostrar algo que não é — a beleza está no resultado, e não apenas na proposta.
Resiliência
Quando a criança entende que não pode ter tudo o que quer ou que as coisas não são como deseja e, ainda assim, encara com o otimismo de quem sabe que em breve algo melhor pode acontecer, tende a ser mais feliz e autossuficiente.
Frustrações
Não se pode impedir uma criança de viver uma grande decepção, pois esse é um sentimento que assombra uma infinidade de pessoas, parte ou uma vida inteira. As frustrações são pequenas partículas do que não deu certo, para se aprender a valorizar as conquistas.
3 dicas para o desenvolvimento emocional infantil
Como introduzir esses pilares no desenvolvimento emocional das crianças que podem muito além do que imaginam? Confira nossas 3 dicas para fazer com que isso aconteça!
1. Encoraje a comunicação das emoções
As crianças devem saber que não estão sozinhas e podem externar o que sentem sem parecer que estão erradas ou fora do contexto. Pergunte, estimule, comece expondo seus próprios sentimentos e deixe que elas falem com a certeza de que são amparadas e compreendidas.
2. Deixe que a criança se expresse por meio de arte e esporte
A afloração da criatividade exerce uma influência positiva sobre as crianças, pois elas se expressam com naturalidade e desenvoltura. Incentive a participação nas atividades artísticas e esportivas e verá um ser humano descobrindo de uma forma sensível, mas firme, as perdas e os ganhos da vida.
3. Aceite que a criança aprenda com os erros
Quem erra aprende a fazer certo da próxima vez e tem a chance de não repetir os mesmos passos. A frustração e a negativa diante de algo fazem com que a criança perceba que nem tudo é como ela imagina que deve ser realizado.
Invariavelmente, muitos adultos voltam os pensamentos para a infância, lembrando-se de exemplos, fatos e ensinamentos protagonizados pelos pais. Por isso, estimular o desenvolvimento emocional infantil é tão importante.
Gostou do post? Que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais e dividir com as pessoas um assunto tão importante sobre o desenvolvimento infantil e a responsabilidade dos pais nesta fase.