Saiba como melhorar a alimentação do seu filho através do lanche da escola com opções saudáveis
Mesmo que você consiga ajudar o seu filho a manter uma alimentação saudável em casa, de nada adiantar se você não caprichar no lanche da escola ou dar a ele dinheiro para comer na cantina, concorda? É comprovado que as crianças tem aproveitamento melhor, tanto físico como acadêmico, quando se alimentam de forma nutritiva. Se tratando de crianças, é preciso pensar em opções gostosas, coloridas e que façam bem à saúde. Queremos que essa rotina de escolher os alimentos ideias se torne mais fácil até que seja algo automático e prazeroso para o seu filho. Saiba como!
O primeiro passo
Leve em conta o período em que a criança estuda (manhã ou tarde) e a refeição que fez antes de ir à escola (café da manhã ou almoço). Depois disso, você precisa se certificar que está enviando um item de cada grupo alimentar: proteína ou lácteo (leite, iogurte, queijo), fruta ou legume in natura (pelas fontes de vitaminas, fibras e minerais) e um carboidrato (pães e cereais), além de uma bebida (água, água de coco ou suco natural). É importante também incentivar o consumo de oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), pois esses alimentos contam com as chamadas gorduras boas, que evitam doenças cardiovasculares.
Pense em variedade, temperatura, sabor e, é claro, valor nutritivo. Se puder, prepare a lancheira no próprio dia para que os alimentos fiquem com uma aparência apetitosa até a hora do lanche. É interessante incluir a criança nesse processo para que ela fique mais entusiasmada com uma alimentação mais saudável. Não esqueça de sempre incluir também uma garrafinha de água, pois a hidratação é fundamental para a saúde e desempenho da criança na escola.
Opções gostosas e saudáveis para o lanche da escola*
- Pão integral + fatia de queijo minas padrão + banana passa coberta com chocolate 70% + laranja + melão (a partir de 2 anos)
- Biscoito de banana e aveia + ovo de codorna + tomate cereja + tangerina
- Iogurte natural com mel + barrinhas de banana e aveia + castanhas de caju
- Bolinho de banana + morangos + leite com cacau
- 1 tapioca com queijo branco (ou processado), geleia de frutas e amêndoas em lascas + 1 copo de suco de uva integral;
- 1 panini recheado com banana e requeijão + 1 copo de bebida à base de soja;
- Salada de frutas com iogurte de garrafinha + cereal;
- 1 porção de morangos inteiros + 4 cookies integrais + 1 copo de suco natural de melancia;
- 1 porção de manga picada + 1 bisnaguinha integral com geleia + 1 copo de suco de uva integral;
- 1 sanduíche de pão integral com queijo branco e cenoura ralada + 1 copo de suco natural de melão;
- 1 barra de cereais + 1 iogurte + 1 suco de fruta de caixinha 100% natural (sem açúcar e conservantes)
- 1 pão de queijo + 1 porção de melancia picada + água de coco;
Dicas extras
- Opte por frutas fáceis de transportar e que não se estragam ou amassam facilmente. Dê preferência às frutas da estação por terem menos agrotóxicos e às que podem ser consumidas com casca ou são fáceis de descascar. A maioria das frutas perde as vitaminas e oxida (fica escura) depois de serem cortadas, por isso a orientação.
- Biscoitos podem ser feitos em casa de forma fácil e rápida. Pesquise receitas para não ficar refém das fórmulas com excesso de gordura, açúcar, sal ou outros ingredientes prejudiciais à saúde infantil presentes nos industrializados.
- Tenha sempre um bolo caseiro como opção. É algo fácil de arrumar e que as crianças amam. Sugerimos bolos simples, como o de laranja ou limão, sem recheio ou cobertura.
- Sucos naturais precisam ser preparados no horário mais próximo possível da saída do seu filho para a escola.
Segurança alimentar
- Se o seu filho usa uma lancheira térmica, é melhor deixar dentro da geladeira na noite anterior para que a bolsa conserve a temperatura dos alimentos por mais tempo.
- Higienize a lancheira diariamente para evitar o acúmulo de restos de comida e o mau cheiro.
- Procure envolver o sanduíche em papel filme ou alumínio para que o aroma não altere o gosto da fruta.
- As frutas devem ir já lavadas e secas.
- Inclua bolsas de gelo para conservar a temperatura baixa dos alimentos mais frios.
*Nossas dicas são retiradas de fontes confiáveis e aprovadas por nutricionistas. Mas lembramos que é sempre ideal consultar um especialista para uma alimentação adaptada à realidade de cada um.
Fontes:
Leia também: 10 passos para uma adaptação escolar sem traumas