A metodologia Waldorf, criada em 1919 e implantada no Brasil em 1956, é um processo educacional que abarca o desenvolvimento integral da criança.
Ela se organiza de forma diferente do sistema convencional e emprega os brinquedos Waldorf, que são diferenciados dos recursos usualmente utilizados no lazer dos pequenos. Isso tem como objetivo promover o desenvolvimento da cidadania e a valorização e integração com a natureza e também gerar o respeito aos pares.
Neste post, vamos apresentar a metodologia Waldorf e falar mais sobre as estratégias utilizadas por essa valiosa pedagogia. Ficou interessado? Continue a leitura e saiba mais!
O que é a metodologia Waldorf?
A metodologia Waldorf foi desenvolvida por Rudolf Steiner, que era austríaco. A Antroposofia, criada por Steiner, é uma doutrina que tem uma influência importante sobre o método, envolvendo o estímulo ao conhecimento acerca da natureza, do humano e do universo. A metodologia Waldorf é uma ferramenta multidisciplinar. Ela trabalha o físico, o mental, o emocional e o moral.
O pressuposto da metodologia Waldorf é que a criança passa por transformações significativas na vida a cada 7 anos e que há 3 qualidades essenciais do desenvolvimento:
- o pensar;
- o sentir;
- o querer.
Até os 7 primeiros anos, o pequeno aprende por meio da imitação e está na fase do querer. As atividades são predominantemente brincadeiras. Dos 7 aos 14, a criança passa pelo momento do sentir, iniciando o ensino fundamental. Já dos 14 aos 21 anos, o jovem desenvolve aspectos associados ao pensar. Há grande valorização dos vínculos e das atividades artísticas. O aprendizado e a emoção são trabalhados de forma integrada.
Quais tipos de brinquedo são considerados no método Waldorf?
Há vários brinquedos que são considerados no método Waldorf. Vamos explicar mais sobre eles a seguir. Acompanhe!
Brinquedos encontrados na natureza
Areia, água, pedras, sementes e terra são alguns exemplos de brinquedos achados na natureza. Eles têm grande potencial para libertar a imaginação e exercitar a criatividade.
Brinquedos que a criança acha dentro de casa
É benéfico que a criança aprenda a aproveitar materiais que ela encontra pela casa, como caixas, panos, latas e papéis. O aprendizado tende a ser potencializado, pois ela pode liberar a imaginação e criar funções diferentes para esses objetos.
Brinquedos confeccionados pelas famílias
É recomendado que os pais evitem brinquedos de plástico, com pilhas, baterias, luzes e sons desarmônicos. Brinquedos feitos pelos próprios responsáveis — como máscaras, recortes, pipas, fantasias, cavalinhos em cabo de vassoura, bolas de meia, entre outros — são opções atraentes.
Brinquedos duráveis
Na metodologia Waldorf, os brinquedos devem ser valiosos para a criança ao longo dos anos. Assim sendo, os brinquedos de madeira são um bom exemplo, pois, além de serem duráveis, têm textura agradável e boa qualidade.
Brinquedos mecânicos
A criança tem a oportunidade de colocar o brinquedo em ação. Com isso, ela pode perceber como é o mecanismo do objeto. Um exemplo é o caminhãozinho de madeira que bascula.
Quais são os diferenciais dos brinquedos Waldorf?
Os brinquedos Waldorf apresentam vários diferenciais. Como são objetos mais simples e que não fornecem excesso de informações, eles estimulam a imaginação. Além disso, são excelentes para trabalhar a coordenação motora, pois o relacionamento com o corpo recebe um foco importante na metodologia.
Outra vantagem é que os brinquedos Waldorf estimulam a atenção e o foco, auxiliando na formação de adultos mais concentrados. Esses itens são bastante sustentáveis, contribuindo para a construção de uma mentalidade que valoriza o respeito à natureza e à preservação dos ecossistemas.
A metodologia Waldorf busca promover um processo educacional integral, no qual a criança desenvolve habilidades sociais, mentais, intelectuais e motoras. A proposta é a formação de cidadãos que respeitam a ecologia e as pessoas. Os brinquedos conscientes e educativos são um elemento importante nesse processo.
Então, gostou de aprender sobre a metodologia e os brinquedos Waldorf? Aproveite que está aqui e saiba também por que é importante oferecer brinquedos sustentáveis para seus filhos!