Crianças gostam de brincar e estão sempre abertas a momentos lúdicos, mas nem todos os brinquedos ajudam a desenvolver as habilidades físicas, emocionais e cognitivas. Por isso, é tão importante considerá-los durante a infância.
Os brinquedos de desenvolvimento são pensados estrategicamente para despertar nas crianças o interesse por algo que as faça pensar e agir de forma coordenada, para que os resultados sejam satisfatórios.
Neste post, vamos explicar quais brinquedos podem ajudar no desenvolvimento das crianças e a importância que eles têm na formação física e intelectual na infância.
Brinquedos de desenvolvimento: importância para o desenvolvimento infantil
Durante a infância, as crianças estão abertas e propensas a captar todas as informações ao redor. São as chamadas esponjinhas, que absorvem o que ouvem, o que veem, o que sentem e replicam de acordo com as situações vividas.
Os brinquedos representam uma forma de expressão e podem incentivar o aprendizado e o desenvolvimento, se apresentados em uma forma educativa, ainda que seja lúdica.
É fundamental ofertar às crianças brinquedos que contribuam para desenvolver o intelecto e conduzir os pequenos a questionamentos próprios da idade. Brinquedos com cores e formas variadas despertam a curiosidade e aguçam os “porquês”, tão necessários.
Tipos de brinquedos que auxiliam no desenvolvimento das crianças
Muitos pais acreditam que todo tipo de brinquedo é válido para o desenvolvimento das crianças, mas a verdade é que diversos acabam inibindo o desempenho por apresentarem fórmulas e respostas prontas.
As crianças deixam de pensar, articular e questionar os resultados ou pouco interagem com outras crianças. Por isso, existem tipos de brinquedos desenvolvidos para instigar a coletividade, a busca e a pergunta, além de trabalhar a coordenação motora em um conjunto que fortalece o ritmo cerebral e não permite a inércia mental.
Vamos agora conhecer alguns tipos e seu efeito sobre as crianças enquanto estão brincando!
Manuais
A primeira infância é desenvolvida por estímulos que encontram, no toque, sua forma mais eficaz de fazer com que as crianças percebam as formas, as cores, as texturas e interajam com o mundo.
Os brinquedos manuais, que podem ou não emitir sons, são confeccionados com materiais que permitem à criança um fácil manuseio, para evitar que se machuquem ou ingiram equivocadamente — o foco é tornar a coordenação motora firme e o toque sensível e apurado.
De montar
Brinquedos de montar são essenciais para o desenvolvimento da criatividade e da percepção de espaço, por exemplo. As peças de madeira ou de plástico possibilitam que as crianças usem o imaginário para criar casas, castelos, carros ou até uma cidade inteira, simulando uma história com riqueza de detalhes.
Encaixar
Este é mais um tipo de brinquedo para fortalecer a coordenação motora e o senso de espaço. Ao encaixar uma peça, a criança começa a entender as dimensões quadradas, triangulares e a identificar onde elas cabem para finalizar um jogo ou seguir adiante.
Balançar
O balanço, que em geral tem formato de cavalos ou pôneis, traduz a ideia de liberdade e permite à criança criar um cenário no campo, em meio à natureza, despertando o interesse e o respeito pelos animais, bem como o instinto de preservação da natureza e sustentabilidade.
Desenvolvimentos estimulados
Falamos sobre os brinquedos de desenvolvimento, mas é essencial tratar da sensação que eles despertam nas crianças quando elas descobrem tudo que podem realizar por meio de pequenas peças lúdicas.
Físico
Para brincar com as peças de montar e encaixar, os pequenos precisam movimentar-se fisicamente e, então, descobrem a força física e a capacidade de dominar determinados movimentos para colocar peças no lugar ou alcançar um espaço.
Mental
O desenvolvimento intelectual está sempre presente em todas as brincadeiras, mas, com os brinquedos próprios de desenvolvimento, tendem a estimular com maior frequência suas capacidades mentais para tomar decisões ou compartilhar experimentos.
Social
Brinquedos coletivos aumentam o convívio social das crianças, que aprendem a dividir e compartilhar, sobretudo, quando ganham incentivo dos pais para que chamem os coleguinhas para fazerem parte da brincadeira.
Brinquedos de desenvolvimento são como adubo em sementes: investem e exploram todas as potencialidades das crianças para vê-las florescer e se tornarem lindos e equilibrados adultos.
Se você gostou do post, que tal entrar em contato com a gente e conhecer todo o nosso catálogo de brinquedos de desenvolvimento, criados especialmente para despertar nas crianças um olhar firme e equilibrado sobre a vida!