fbpx

Os quartos de criança precisam atender as necessidades delas e deve ser uma preocupação dos pais.

Para entendermos com clareza, nada melhor do que dar atenção às palavras de uma estudiosa do assunto: a médica e pedagoga Italiana Maria Montessori que já falava do “espaço como terceiro professor”.

Um ambiente de paz e relaxamento

Em harmonia com os ensinamentos chineses da filosofia Feng Shui, Montessori atribui ao ambiente espacial grande influência na saúde física e no desempenho emocional das crianças, influência que não deve ser subestimada porque contribui significativamente para o bom e equilibrado desenvolvimento do seu filho.

Ao planejar o quarto das crianças, a prioridade são elas. Seu filho deve sentir-se o mais confortável possível neste espaço, encontrando paz e relaxamento. Para isto, apresentamos aqui algumas regras básicas do Método Montessori que visa promover a autonomia da criança. Ele se baseia em quatro princípios fundamentais:

LIBERDADE,

APRENDIZADO,

AUTODISCIPLINA E

RESPEITO AO RITMO DA CRIANÇA.

A aplicação deste método é feita por meio de objetos, materiais, ambiente adaptado e a vontade dos adultos. Os espaços, móveis e objetos devem permitir independência. Isso significa que os objetos da vida cotidiana devem ser acessíveis de forma independente para que não surjam conflitos ou aborrecimentos.

Cada coisa no seu lugar

As áreas de lazer, estudo e dormir, dentro do quarto, devem ser separadas para serem claramente percebidas como tal.  O espaço livre do meio do quarto costuma ser o ideal como área de lazer.

Tudo tem seu lugar. Se um quarto estiver bem definido quanto aos seus espaços, as crianças podem mantê-lo limpo. Fica fácil explicar-lhes que cada coisa tem o seu lugar para onde deve voltar depois dos jogos, leituras, etc.

O espaço deve ser envolvente. Considere a perspectiva das crianças e não dos adultos. O que a criança realmente vê a partir da altura dela?

. Será que realmente pode ver a decoração que foi arrumada na prateleira?

. Ela pode acessar facilmente seus brinquedos e objetos?

. Como posso melhorar a acessibilidade?

Acompanhando o crescimento

A criança deve poder se concentrar em suas atividades sem ser perturbada por estímulos externos como cartazes, adesivos, música, excesso de luzes, etc. O quarto do seu filho deve ser silencioso e projetado para que ele se sinta seguro.

À medida que a criança cresce e se desenvolve, os espaços devem crescer com elas. Cadeiras e escrivaninhas com alturas reguláveis são bem vindas.

Colchões que estavam no chão, podem ganhar um estrado.

A criança deve ser capaz de se levantar e voltar para a cama de acordo com suas necessidades, vestir-se e brincar sem a ajuda dos adultos. Por isso, os móveis de um quarto que observa o Método Montessori, são instalados à altura da criança e os brinquedos têm fácil acesso.

A cama

Ao colocar a cama no chão, ou bem próxima do chão, o pequeno pode ir sozinho e levantar-se sem a ajuda do adulto, em total segurança, sem o constrangimento das grades de berços clássicos que o obriga a apelar para os pais. Pode-se optar por um colchão sobre um tapete e rodeado por almofadas.

Área de brincar

Os jogos e as atividades devem ser manejados pelas crianças de forma independente. Disponíveis em caixas, gavetas ou mesinhas à sua altura, a criança pode escolher livremente a próxima atividade.

Não deixe mais de 4 opções. Ele deve ter uma escolha sem se sentir perdido diante de uma montanha de propostas. Regularmente, altere estas opções para que ele descubra novos brinquedos, novas regras, tudo no seu ritmo.

O método Montessori recomenda os brinquedos de madeira.

Leitura

Disponibilize livros ou estantes, sempre ao alcance do pequeno. Troque os títulos eventualmente. A leitura fora das telas é de extrema importância!

Guarda roupas

A partir dos 18 meses, seu filho poderá se vestir por conta própria. Para incentivá-lo, deixe um guarda-roupas com roupas sazonais, sem ser excessiva na proposta. Você vai se surpreender com a rapidez com que a criança se torna independente.

Um ninho para seu bebê

Para os pequeninos, que ainda precisam dormir perto dos pais, você pode criar um ambiente em outro cômodo da casa. Não esqueça dos brinquedos sensoriais além de torres de empilhar, móbile, bolas de agarrar…

Considere ainda um tapete ou colcha para que seu bebê possa brincar e rolar.

Se além disto, você puder organizar o espaço fixando um espelho na parede com uma barra na frente, a criança vai aprender a se levantar enquanto toma consciência do corpo, a isto se dá o nome de “o palco do espelho”, um clássico do método Montes 

* Agora que você sabe um pouco sobre a questão espacial do quarto das crianças e bebês, sugerimos que leia o próximo post da Tatu-Bola que irá tratar da “Hora de Dormir – uma nova experiência”