fbpx

Você deve saber que ensinar seus filhos a cuidar do meio ambiente desde cedo é importante, pois ajuda na preservação do ecossistema. Porém, o significado desses ensinamentos vai muito além desses resultados imediatos. A verdade é que a sustentabilidade e a educação infantil devem andar juntas em benefício, também, do desenvolvimento saudável da criança.

Essas noções de preservação fazem com que ela aprenda a agir visando a reduzir danos que possa provocar na natureza. Mas, mais do que isso, trata-se de estimular o indivíduo a perceber que ele pertence a uma coletividade. Assim, o seu filho passará a compreender que suas atitudes podem interferir na vida do outro, desenvolvendo senso de solidariedade.

Mas, e na prática, como ensinar as crianças a cuidarem do meio ambiente? Não é difícil, basta adotar hábitos simples, mas que fazem a diferença na formação delas. Vem com a gente, nós vamos explicar quais são eles!

Desligar interruptores de luz

É comum que algumas famílias prezem pela economia de energia por questões financeiras, com o objetivo de gerar menos gastos com a conta de luz. No entanto, essa não deve ser a principal causa de incentivar esse gesto. Ensine aos pequenos que uma lâmpada acesa sem uso provoca o consumo de recursos naturais de maneira desnecessária.

Ainda, explique como isso impacta no meio ambiente. Você pode tornar essa tarefa lúdica, colando adesivos de personagens nos interruptores, por exemplo. Dessa forma, eles criarão o hábito de mantê-los desligados quando o cômodo estiver vazio, sabendo o significado por trás de tal ação e de uma maneira divertida.

Evitar o desperdício de alimentos

A alimentação também é um excelente pretexto para ensinar sobre sustentabilidade. Para entender a relevância de não desperdiçar os alimentos, seus filhos precisam compreender de onde eles vêm e o seu processo de produção. Então, que tal levá-los à feira de produtos orgânicos ou a hortas comunitárias?

Eles também devem ter conhecimento sobre a realidade de outras pessoas para as quais, muitas vezes, falta comida. Isso também contribui para estimular a solidariedade. Assim, explique a eles que só devem colocar no prato o que realmente forem comer e sobre a importância de não deixar restos. O meio ambiente e a sociedade como um todo agradecem!

Estimular o consumo consciente de água

A água é um recurso natural que tem se tornado cada vez mais escasso, o que releva a urgência de se estimular o seu uso de maneira consciente. Nesse sentido, ensine os pequenos sobre a importância dela, assim como da necessidade de preservá-la. Promova dentro de casa algumas atitudes nesse sentido.

Armazenem água da chuva em locais seguros para utilizar posteriormente. Com ela, é possível regar plantas ou lavar o chão. Incentive as crianças a tomarem banhos rápidos e a não deixarem torneiras abertas enquanto escovam os dentes, por exemplo. Ao usar o banheiro, a descarga também deve ser usada com moderação.

Como você pode observar, preservar o meio ambiente é, sim, um dos principais objetivos de associar a sustentabilidade e a educação infantil. Mais do que isso, incentivar o consumo consciente ajuda a criança a compreender os impactos que suas ações podem gerar no espaço que elas ocupam e na vida do outro.

Isso é fundamental no desenvolvimento cognitivo e na formação do caráter dela. Portanto, procure adotar, desde cedo, atitudes como as listadas acima. Incentive a economia de energia, o não desperdício de alimentos e o uso moderado da água — um recurso natural tão relevante. Dessa maneira, os seus filhos se tornarão adultos mais conscientes e responsáveis sobre o seu papel no mundo!

Compreender o real sentido dessas atitudes ajuda a torná-las ainda mais efetivas. Saiba mais sobre a importância da educação ambiental na educação infantil!

Se interessou? Siga nosso perfil no Facebook para acompanhar nossas novidades.