Saiba como estimular o desapego do seu filho e evitar o descarte em relação aos brinquedos para um consumo consciente desde cedo
É na infância que aprendemos nossos valores e formamos crenças. Por isso, cabe aos pais estimular desde cedo o consumo consciente em seus filhos. No entanto, com o desenvolvimento rápido das crianças, é comum que elas abandonem alguns brinquedos depois de algum tempo. Mesmo que ainda estejam novos. Sabendo disso, o consumo consciente relacionado aos brinquedos deve ser discutido. Isso faz com que as crianças aprendam a desapegar do que não usam mais e darem novos destinos aos brinquedos. Saiba como!
Feira de trocas
Em grandes cidades do Brasil é cada vez mais comum a realização de Feiras de Troca de Brinquedos. São diversos os benefícios dessa ação. Alguns exemplos são a extensão da vida útil do produto, a socialização entre a criança e o estímulo ao consumo consciente. Se o seu filho é daqueles apegados, essa é uma forma de fazê-lo entender na prática que o brinquedo que ele não usa mais pode fazer outra criança feliz. Além disso, quando os pequenos percebem que o brinquedo não vai do quarto deles para o lixo, é comum que eles passem a cuidar mais deles.
Plataformas on-line de troca
O mesmo processo e objetivos são atingidos com plataformas de troca on-line. A primeira delas, o Quintal de Trocas, funciona da seguinte forma: a criança escolhe os brinquedos a serem oferecidos e cadastra todos no site, com fotos e descrição. Do outro lado da tela, a outra criança escolhe o brinquedo que quiser e solicita a troca. Se ambas as partes gostarem dos brinquedos que ganharão, é só organizar a logística da troca. Ela pode ser feita pessoalmente ou pelos Correios.
Por outro lado, a Brincou Trocou funciona da mesma forma, porém com uma diferença. A troca não precisa ser negociada diretamente entre os usuários. A plataforma tem um sistema de moedinhas, que são disponibilizadas cada vez que um brinquedo é cadastrado pelo usuário ou também podem ser compradas. As moedinhas podem ser usadas para adquirir o brinquedo que a criança quiser ou para custear as taxas do Correio.
Doação
Além de criar responsabilidade com o planeta, também é importante exercitar a consciência social dentro de casa. Por isso, a doação de brinquedos deve ser incentivada. Assim, seu filho entende que nem toda criança tem condições financeiras de ter os mesmos brinquedos que ele. O que para ele pode ser um brinquedo “velho”, para outra criança pode ser o melhor presente da vida.
Reciclagem
Para esta opção, existem algumas ressalvas, mas vale ser considerada. Brinquedos muito velhos costumam não ser aceitos, pois podem misturar muitos materiais diferentes. Caso as partes estejam bem separadas, pode ser que a reciclagem seja possível. Com o avanço da indústria, existem brinquedos 100% recicláveis. Os da Tatu Bola, por exemplo, por serem feitos de matérias naturais, são inteiramente recicláveis. É importante lembrar de consultar on-line os postos de coleta e as orientações para descartar o material corretamente.
Esperamos que as nossas dicas te ajudem a estimular um consumo consciente nos seus filhos!
Leia também: O que são brinquedos conscientes?