fbpx

Confira 3 dicas essenciais de como estimular a criatividade infantil

Estimular a criatividade infantil: O universo infantil, por si só, desperta, em muitos adultos, um desejo latente de se reconectar com a criança que já foram um dia. Mesmo na vida adulta, existe um espaço atemporal que permite uma sintonia imediata com o ludismo que envolve a vida de uma criança.

Toda criança deve ter o direito de brincar e participar dos mais diversos desafios propostos para a idade, de forma que, ao se tornar um adulto, conserve na memória as lembranças mais criativas — mas, como estimular a criatividade infantil?

Neste post, vamos analisar a importância de desenvolver crianças criativas, além de contribuir com 3 dicas de como estimular a criatividade infantil e citar exemplos de brinquedos e brincadeiras que podem ajudar nesse processo!

Importância de estimular a criatividade infantil

Crianças criativas desenvolvem habilidades que podem ser úteis na juventude e fase adulta. Seja para estudos ou trabalho, quanto mais criativa for uma mente, maiores serão as possibilidades de alcançar patamares inimagináveis.

Voltando à infância, quando os pequenos são estimulados a criar, costumam estabelecer uma relação mais profunda com o mundo e as pessoas ao seu redor, pois se empenham em mostrar seus feitos e suas capacidades.

As crianças se dedicam com maior empenho e se enaltecem diante dos resultados. Cabe aos pais ou responsáveis proporcionar meios de elas continuarem exercitando as formas criativas, amparando ou conduzindo para o bem em seu formato lúdico.

Criatividade infantil: 3 dicas de como estimular

Há sempre dúvidas de como estimular a criatividade infantil, sem criar uma expectativa ou cobrar além do que a criança pode desenvolver. É preciso deixá-la livre, mas fornecer subsídios para que exercite sua veia criativa. Veja o que você pode fazer!

1. Promova um ambiente estimulante

Um espaço lúdico, interativo, que contenha material e brinquedos que possam servir de elementos criativos, faz com que as crianças rapidamente despertem para a necessidade de transformação e construção.

Talvez ela ainda não saiba o que deve ou pode criar, mas, quanto mais estiver inserida em um ambiente que estimule seu poder criativo, mais se verá envolvida em uma atmosfera propícia às invenções.

Deixe, à disposição, lápis e giz de cores, papel, tinta, material reciclável, brinquedos de montar e de encaixe e permita que ela dê vazão aos sentimentos, por meio dos objetos e materiais presentes no ambiente.

2. Use desafios para estimular a criatividade

Uma criança não estimulada vai se acostumar à mesmice e raramente se moverá ou terá iniciativas nas fases juvenil e adulta. É desde pequena que ela deve ser desafiada a cumprir as atividades em tempo hábil e com excelência.

Dê à criança o desafio e monitore suas atitudes, acompanhando de longe, sem interferência, seus progressos, regressos e novos progressos, para que ela aprenda a criar mecanismos de defesa.

3. Incentive os hobbies e as habilidades dela

A tendência humana é desempenhar como maior dedicação as atividades pelas quais tenha apreço. Assim também acontece com a criança, quando gosta de um tipo de brinquedo ou brincadeira — certamente sua criatividade será ampliada em meio ao que gosta.

Tipos de brinquedos e brincadeiras para alcançar o objetivo

Não se pergunte apenas como estimular a criatividade infantil, mas o que oferecer de palpável para contribuir para a evolução. Brinquedos e brincadeiras são ótimos recursos para colocar em prática as dicas que trouxemos neste artigo.

Citamos brinquedos e brincadeiras para fazer que a criança use a criatividade e imaginação:

  • desenho;
  • pintura;
  • montagem de papelão;
  • jogo da memória;
  • lego;
  • brinquedo de montar ou encaixar;
  • cabra-cega;
  • bolhas de sabão;
  • boliche com garrafa pet.

Acreditamos que, neste post, tenhamos desenvolvido o assunto de uma maneira que agora você já saiba como estimular a criatividade infantil e despertar nas crianças um desejo cada vez maior de realização.

Gostou do que leu e está interessado em saber mais sobre a educação e o desenvolvimento infantil? Que tal seguir a gente nas redes sociais e ficar por dentro das novidades: estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram. Será uma alegria receber você em nossas páginas!